terça-feira, 4 de junho de 2013

URGENTE! OS MONSTROS INVADEM A CIDADE DE SANTOS!

Monstros gigantes adoram invadir Tóquio e Nova Iorque. Monstros gigantes não tem muito espaço na cultura tupiniquim. Monstros gigantes são tão distantes de nossa realidade quanto o western americano e o mangá japonês. Será? Gustavo Duarte prova e re-prova mil vezes que todas essas teses são furadas!

Em Monstros, de Gustavo Duarte, nos deparamos com uma invasão dos mais terríveis, grotescos e gigantescos monstros na cidade de Santos, em São Paulo. Como toda história de invasão e destruição de uma cidade por seres bizarros que saem dos mares tem um herói, nesta história não poderia ser diferente: o velho Pinô, dono de bar, pescador e famoso contador de casos da baixada é o protagonista dessa epopeia brasílica que marca a batalha do velho pescador contra as aberrações dos sete mares.

A narrativa de Os Monstros é encantadora e nos prende do começo ao fim. Contudo, há um detalhe importantíssimo nesta obra: trata-se de um quadrinho sem texto escrito. Isso pode parecer estranho em um primeiro momento - para os leitores menos encantados com o gênero pode até soar um tanto quanto desestimulante gastar dinheiro em um livro que se lê em uma sentada - mas aí vai a dica de quem gosta muito de arte e quadrinho e tem uma propriedade mediana para analisá-los: eu recomendo que em cada quadro desenhado por Gustavo Duarte se perca em média de cinco a dez segundos. A demora em cada quadro lhe garantirá a sequenciação narrativa de um filme à moda invasão de Tóquio! - além de fazer sua leitura durar mais e te impulsionar a repeti-la mais de uma vez, para retomar o transe que te leva a obra e a meditação sobre a obra. Você constrói o suspense da leitura a partir do ritmo que dá a ela, sendo devagar, apreciador de cada detalhe. O interessante também é que apreciando cada quadro, você observa a riqueza dos detalhes de cada descrição ilustrada pelo quadrinista de pontos reais da cidade de Santos sendo invadidos pelos monstros gigantes. Quem conhece a cidade, ficará maravilhado com a forma com que cada detalhe dos locais escolhidos pelo quadrinista foi adaptado à sua obra.

Vale a pena cada centavo gasto em Os Monstros, de Gustavo Duarte. Vocês encontram o livro nas grandes livrarias e eu comprei o meu no Espaço Geek da Livraria Cultura. Leiam e divirtam-se!

 Gustavo Duarte nasceu em São Paulo, em 1977, e mudou-se para Bauru em 1985. Formado em design gráfico pela Unesp, começou a sua carreira de cartunista e ilustrador no Diário de Bauru, onde atuou de 1997 a 1999. Além de colaborador com as principais revistas e jornais do país, foi chargista do Lance! Por doze anos e vencedor de sete prêmios HQ mix.


Nenhum comentário: