quinta-feira, 6 de junho de 2013

PARALISIA CEREBRAL! NEIL YOUNG! DIOGO MAINARDI! SIGMUND FREUD! TITO!

"Tito tem paralisia cerebral."

Assim começa o relato biográfico e a epopéia literária de Diogo Mainardi em A Queda: as memórias de um pai em 424 passos.



O livro traz o relato do nascimento e a infância de Tito, o filho primogênito do escritor e jornalista Diogo Mainardi. A obra, cujo título nos remete quase que a um receituário das memórias do autor, passa a enredar a história familiar, artística e literária do autor. Dentre tantas personagens presentes em sua obra, encontramos Ezra Pound, Marcel Proust, Neil Young, Sigmund Freud, Adolf Hitler, U2, dentre outros, que vão se interligando com a história de vida do autor, de seu filho Tito e da construção cultural do mundo ocidental.



É um livro de narrativa fragmentada e contínua, que te emociona ao mesmo tempo que te informa e te transforma. Diogo Mainardi tem o poder de argumentar com ironia, de desestabilizar-se com realismo. Do que me chamou mais atenção na obra de Mainardi foi como altera a concepção de mundo para ele, a partir do nascimento de seu filho. Cada passo do livro, Mainardi dialoga o estado de adaptação de Tito com a história cultural do mundo observada pelo autor, já que ele tem dois deveres no mundo: ser pai e trabalhar como escritor de arte, cultura e política.



Vale muito a pena ler essa obra! A seguir, uma das passagens que mais me chamou atenção nesta biografia romanceada de Mainardi:



" 167



Agora Tito está em seu quarto. Eu estou na biblioteca.

Ele faz tap-tap-tap no teclado de seu computador. Eu respondo fazendo tap-tap-tap no teclado de meu computador.

Envio-lhe um PDF com a imagem de Christy Brown. Em seguida, explico-lhe pelo VoIP que Christy Brown tinha uma paralisia cerebral muito mais debilitante do que a sua, e que mesmo assim foi capaz de se transformar em um importante escritor.

Envio-lhe também um arquivo com a música de The Pogues e traduzo sua letra, que conta como Christy Brown, o bobo da aldeia, conseguiu tornar-se um escritor respeitado de norte a sul datilografando - tap-tap-tapping - com os dedos do pé. (...)"



Diogo Mainardi nasceu em 1962, em São Paulo. Mora em Veneza. Participa do programa Manhattan Connection, no canal Globo News. Publicou quatro romances e duas coletâneas de suas colunas para a revista Veja: A tapas e pontapés (Record, 2004) e Lula é minha anta (Record, 2007).





Nenhum comentário: