segunda-feira, 10 de junho de 2013

RELER, TRESLER, DESLER, REFORMAR........... REFORMATÓRIO

Eu inicio este post com uma reflexão interdiscursiva e intertextual do ato de leitura. Para tanto, eu me senti na obrigação de iniciar este post de forma metalinguística, me comunicando com o próprio post e refletindo sobre a justificativa do ato de postar. Talvez até o fim das minhas palavras, tudo isso venha a fazer um sentido muito vasto em sua vida. Eu espero que sim. Nós esperamos que sim. 

Comecemos pelas palavras brilhantes do poeta Paulo Leminiski, quando diz, sobre o ato de leitura, que ler é pelo não, é uma prática que se realiza com o intuito de investigar os nãos que se escondem por trás dos sims do texto. É captar as entrelinhas, é transgredir a mensagem posta. É invadir um mundo de etcéteras para, enfim, se ter a compreensão exata de que a certeza é uma grande dúvida numa retórica bem feita.

Ler pelo não 
Paulo Leminski


"Ler pelo não, quem dera! “ - exclama o poeta e indica vias e jeitos:
Em cada ausência, sentir o cheiro forte
do corpo que se foi,
a coisa que se espera.

Ler pelo não, além da letra,
ver em cada rima vera, a prima pedra,
onde a forma perdida
procura seus etcéteras.

Desler, tresler, contraler,
enlear-se nos ritmos da matéria,
no fora, ver o dentro e, no dentro, o fora,
navegar em direção às Índias
e descobrir a América.
1




Ler pelo não é reformar-se a cada leitura, e reformar-se a cada leitura é a proposta da editora Reformatório, idealizada e concretizada pelo meu amigo e escritor Marcelo Nocelli. Diante de tanta necessidade de lucro, que acaba por reduzir o trabalho do autor de literatura em quantidade possível de público cativado, eis que surge um espaço que tem como compromisso a LIBERDADE DE SEUS LEITORES E AUTORES. Está aí a diferença do Reformatório. Reformar não é um ato imposto por teceiros, mas uma luz de consciência que se dá pela sua individual leitura de mundo.

Visitem o site da editora e participem do lançamento do primeiro trabalho concretizado pela Reformatório. Pode ser a sua chance de presenciar os primeiros passos de uma tendência editorial de respeito a autores e leitores.

O lançamento oficial de A Ruptura, ocorrerá no dia 25/jun a partir das 19:00 na Livraria Martins Fontes Paulista
EM BREVE RESENHA SOBRE O LIVRO E O AUTOR NO PORTAL ABANHEEM.
Martins Fontes Paulista
Av. Paulista, 509 | Estação Brigadeiro do Metrô
Telefone: (11) 2167 9900
Convênios com estacionamento - Rua Manoel da Nóbrega, 88 ou 95.
 Serviço de manobrista - Rua Manoel da Nóbrega, 95.
Primeira hora gratuita nas compras acima de R$ 10,00

Mais informações no site:




Nenhum comentário: