sexta-feira, 14 de junho de 2013

OSWALD, O ZUMBI APAIXONADO... TOM, O CATALÉPTICO OCUPADO... VIGOR MORTIS, O QUADRINHO DOS TEATROS!!!

Paulo Biscaia Filho decide concluir seu mestrado na França. O assunto, um dos mais estranhos que poderia encontrar nas áreas cênicas: Grand Guignol, o teatro de horror de Paris. Decidiu tratar, em sua dissertação, sobre temas como decapitações, mutilações, o que em 1995 não parecia ser temáticas muito acadêmicas nem teatrais. Mesmo assim, focou no que queria e conseguiu montar, em 1996, na Faculdade de Artes do Paraná, o grupo de teatro Vigor Mortis, junto de colegas e alunos.

Em 1997, estreamos PeeP, uma peça sobre serial killers com ares pretensiosos de vanguarda. Necessária, mas artisticamente mentirosa. Eu queria fazer algo que ecoasse o que eu senti lendo The Dark Knight Returns, de Frank Miller, ou vendo Evil Dead, de Sam Raimi. Levei outros sete anos para conseguir fazer isso de verdade.

Foi então que, em 2004, Morgue Story – Sangue, Baiacu e Quadrinhos estreou no Espaço Dois em Curitiba e foi, para Biscaia, a primeira coisa 100% verdadeira produzida pelo artista enquanto autor e diretor de teatro. Isso mesmo! A genialidade de Biscaia permitiu que ele juntasse teatro e quadrinhos, zumbis e cultura pop-trash, cinema e sangue.

Vigor Mortis Comics é um quadrinho criado a partir das peças de teatro do grupo Morgue Story. O volume traz histórias inéditas com personagens que fazem parte do universo do teatro, como por exemplo em Corra cataléptico corra, que conta a história de um cidadão que tem ataques de catalepsia nas horas mais bizarras de seu cotidiano: está tomando café da manhã e de repente acorda no IML, se levanta e continua sua vida normalmente. O personagem, Tom, foi interpretado por Anderson Faganello no Morgue Story.

Outra novidade, é a riqueza nos roteiros das histórias contidas em Vigor Mortis comics. Uma das histórias mais interessantes é a do zumbi Oswald que busca preencher o vazio de seu coração tentando conhecer uma garota que lhe aceite, apesar das diferenças. O problema é que ele não hesita em comer o cérebro de sua namorada na primeira DR que passarem.

Leitura divertida e muito interessante. Você encontra nas principais livrarias e no site www.vigormortis.com.br


Vale muito a leitura!


Nenhum comentário: