segunda-feira, 10 de março de 2008

NOVAS REFLEXÕES SOBRE O TÉDIO

Tédio!
Um sentimento que poderia ser facilmente utilizado para inspiração.
O tédio foi o grande motivo para a existência de inúmeras bandas punks e certas literaturas marginais. Assim como a tristeza, o tédio também é inspirador.
Alguém acha que canções como "Now I Wanna Sniff Some Glue", "I Wanna Be Sedated" teve início a outro sentimento diferente do tédio? Ou "Still Ill" da tristeza?
Mas não vamos falar sobre tristeza, isso é sobre tédio!
Na adolescência, por exemplo, talvez seja vital sentir tédio. A criação que vem a partir do nada para fazer absolutamente nada, assim como abrir a geladeira sem saber o que comer... isso é tédio!
Algumas das minhas canções punks favoritas tem muito a ver com isso: "Bored Teenagers" do Adverts, "Orgasm Addicted" do Buzzcocks, "Lively Arts" do Damned... deveríamos prestar mais atenção no tédio. Dele podem surgir idéias maravilhosas.
Ah, cale-se Neobrazillix... tédio é fica germinado que nem samambaia em casa! Pois é, e por isso mesmo que deveríamos prestar mais atenção.
Note:
"Sneaking in the back door with dirty magazines.
now your mother wants to know what all those
stains on your jeans.
and you're an orgasm addict.
you're an orgasm addict".

Ou

"We're talking into corners.
Finding ways to fill the vacuum.
And though our mouths are dry.
We talk in hope to hit on something new.
Tied to the railway track.
It's one way to revive but no way to relax.
We're just bored teenagers.
Looking for love,
Or should I say emotional rages.
Bored teenagers.
Seeing ourselves as strangers".

Na literatura o sr. Richard poderia dizer melhor do que eu. Sim, é possível tirar proveito do tédio (assim como de várias situações tediosas) e criar muito com isso, mas não precisamos incentivar o tédio. Isso nem é preciso. Muito menos "academizá-lo". Nem ele, nem o Punk!
Isso sim seria tedioso...

- Erick Martorelli

Ahh! É ótimo refletir sobre o tédio! E vejamos... a literatura não é fruto exclusivo do tédio. Seria um crime dizer que todos os poetas e escritores escreveram induzidos pela falta do que fazer... (eu sim, posso afirmar, que escrevo única e exclusivamente devido a falta do que fazer).

Eu realmente não tenho comprovações nem argumentos para afirmar que o tédio está presente em obras literárias... apenas estou pensando nisso agora e dando uma brecha para uma reflexão mais aprofundada. Talvez minha tal tese de mestrado seja A INCRÍVEL FALTA DO QUE FAZER DE MACHADO DE ASSIS...

Mas a questão é que são inúmeros fatores que nos motivam a criar um texto (seja ele literário ou não) e isso faz da escrita algo mais cotidiano do que imaginamos... algo muito mais prático do que pensamos. Aliás, escrever é necessidade humana... e quando afirmo isso, não afirmo de minha cabeça vazia, mas da cabeça de Roland Barthes, que compara a necessidade de escrever com a necessidade de fazer sexo (necessidades diferentes da fome e da sede, mas necessidades).

Logo, não só o tédio mas o amor, a política, a economia, a sociedade e também a ausência de sexo pode nos motivar a criar um bom texto.

=)

- Ricardo Celestino

Nenhum comentário: