quinta-feira, 6 de março de 2008

GUIMARÃES ROSA – 100 ANOS

A PUC SP inicia suas atividades acadêmicas com uma justa homenagem ao escritor Guimarães Rosa, em comemoração ao centenário de seu nascimento. Homenagem à genialidade, à criatividade, à visão crítica sempre presente em suas obras. O TUCA – espaço de cultura da PUC - recebe, nos dias 11, 12 e 13 de março, estudiosos de Literatura, pesquisadores e artistas que têm a obra de Guimarães como fonte de criação para seus trabalhos.Além da exposição de pesquisas em palestras e debates, haverá a presença de contadores de histórias, músicos, grupos de teatro, bordadeiras de Minas Gerais e de S.Paulo para trazer para o público um pouco da magia de Guimarães.


Programação


11 de março

9h30 – 12h00


Abertura oficial – Vice Reitoria Acadêmica
José Mindlin – Encontro com o escritor. Histórias de livros.
Beatriz Berrini – O sertão brasileiro na savana moçambicana
Francisco Papaterra apresenta os textos:

Canção de Siruiz (Grande Sertão:Veredas) A 3ª. Margem do Rio (Primeiras Estórias)

14h00 – 18h00


DIVERSIDADE DE OLHARES NA OBRA ROSEANA

Coord. - M. Aparecida JunqueiraAlunos e professores da PUCSP apresentam seus trabalhos de Criação, Iniciação Científica, mestrado e Doutorado sobre a obra roseana.Programação detalhada a ser divulgada.

19h30

CANTANDO GUIMARÃES
Jean e Joana Garfunkel apresentam músicas inspiradas nos contos do escritor.
CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS
Tudo era uma Vez e Miguilim contam Guimarães
(Dôra Guimarães e Elisa de Almeida, contadoras de estórias do Grupo Tudo Era Uma Vez de Belo Horizonte, e Tiago Goulart, do Grupo Miguilim de Cordisburgo, apresentando contos de Guimarães).

12 de março

9h30

Sandra Vasconcelos - A formação de um escritor: Guimarães Rosa no Instituto de Estudos Brasileiros.
José Osvaldo dos Santos (Brasinha) – Personagens e Lugares: Ficção ou Realidade?
Maria José Gordo Palo – O imaginário no realismo de Guimarães Rosa.

15h00

Contadores de Estórias de Minas (repetição do programa de 11/2) ingressos para escolas e público em geral.
20h00“A Hora e Vez do Augusto Matraga” Francisco Papaterra Limongi e filhos apresentam o conto do livro Sagarana.

13 de março

20h00

– Peça de teatro MULHERES DE ROSAAtores, formados no Curso de Artes do Corpo da PUCSP apresentam Monólogos extraídos da obra de Guimarães. Direção José Rubens Siqueira
EXPOSIÇÕES

Saguão do TUCARENA

Grupo Teia de Aranha A partir da obra do escritor, o grupo cria representações em bordado. Desenvolve oficinas de bordado em cidades mineiras como Cordisburgo, Morro da Garça, Andrequicé e no estado de São Paulo.
Painel inspirado no Grande Sertão:Veredas: 5 painéis de 1 mt. X 6 mts.
Painéis menores - inspirados nos contos “Buriti”, “Estória de Lélio e Lina”, “Miguilim”, “Sorôco”,
Mapa do Coração - desenho realizado pelo escritor e oferecido à sua esposa Aracy
Memória viva do sertão Retratos fotográficos e registros em áudio de narrativas de vida de pessoas do sertão roseano. Beth Ziani – pesquisadora e doutoranda/USP
Meninos quietos Brinquedos e brincadeiras das crianças do sertão de Minas Gerais e presentes na obra de Guimarães Rosa .Selma Maria – pesquisadora e arte-educadora
Apresentação dos participantes
Beatriz Berrini, professora do programa de Pós Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUCSP, onde ministra neste semestre um curso especial sobre Guimarães. Organizou a publicação .....
José Mindlin, bibliófilo, com a maior Biblioteca particular do Brasil, possui coleções raríssimas de diversos autores, entre eles os primeiros exemplares dos livros do escritor Guimarães Rosa.
Vera Tess, neta da Da. Aracy Guimarães Rosa, escreveu “Ó, ó, ó do vovô” a partir dos cartões postais que o escritor e a sua avó enviavam de suas viagens.
Francisco Papaterra, contador de estórias, conhecedor da obra de Guimarães, cujos contos narra de modo especial. Já se apresentou em diversos espaços de S.Paulo e Minas Gerais.
Jean Garfunkel, violonista, compositor de músicas de MPB, pesquisador de músicas folclóricas, contador de estórias e autor de músicas inspiradas de diversos escritores, como Guimarães Rosa.
Joana Garfunkel, cantora, contadora de estórias, pesquisadora da obra Roseana.
Dôra Guimarães e Elisa de Almeida, contadoras de estórias com apresentação por todo o Brasil e em Portugal. Professoras:. do Grupo Miguilim, contadores de estórias de Cordisburgo/MG, terra do escritor Guimarães Rosa; . de contadores de estórias de diversas cidades do Circuito Literário Guimarães Rosa em Minas Gerais . de Oficinas de Conta Contos em todo o Brasil
Tiago Goulart, estudante, contador de estórias do grupo Miguilim, desde a sua formação em 1995.
Cida Junqueira, coordenadora do Programa de Pós Graduação de Literatura e Cr[itica Literária ......
Sandra Guardini T.Vasconcelos, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; autora de diversos artigos publicados nas Revistas e Jornais da USP; autora do livro “Puras Misturas” que fala do conto Uma Estória de Amor, do livro “Manuelzão e Miguilim”. Curadora do arquivo de Guimarães Rosa no IEB/USP.
José Osvaldo dos Santos, conhecido como Brasinha, da cidade de Cordisburgo, auto didata, conhecedor de toda obra Roseana, pesquisador de lugares e personagens dos livros do escritor, coordenador do Grupo Nos Caminhos do Sertão que faz caminhada eco-literária com contadores de estórias indo aos lugares citados nos contos. Diretor Cultural da Associação dos Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa e membro da Diretoria do Circuito Literário Guimarães Rosa.
José Rubens Siqueira – Diretor de Teatro, dramaturgo, professor do curso de Artes do Corpo, da PUCSP. Em 2006 criou o espetáculo Mulheres de Rosa a partir de pesquisa em torno das personagens femininas em Guimarães. O espetáculo inicial, apresentado no Tucarena, reuniu mais de 40 atores em cena.

Coordenação Maria Aparecida Junqueira ( Coord. Pós de Literatura e Crítica Literária)Ana Salles Mariano (diretora do Teatro TUCA)
Colaboração EspecialRosa Haruco Tane
Produção ExecutivaSérgio RezendeAssistente de produçãoArthur Moreau
Comunicação VisualAndré Lacroce

Nenhum comentário: